Offcanvas Section

You can publish whatever you want in the Offcanvas Section. It can be any module or particle.

By default, the available module positions are offcanvas-a and offcanvas-b but you can add as many module positions as you want from the Layout Manager.

You can also add the hidden-phone module class suffix to your modules so they do not appear in the Offcanvas Section when the site is loaded on a mobile device.

*Por Carlos Santiago

A agressão impiedosa da Polícia Militar ao estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, Matheus Ferreira da Silva, no dia da Greve Geral, só demonstra o despreparo na formação dos policiais militares e a reprodução da cultura de violência imposta pelo Estado aos trabalhadores e aos movimentos sociais que lutam por dias melhores.

A polícia brasileira é muito violenta e isso vem de uma tradição, já que ela foi criada como um aparato para atingir, maltratar, violentar negros, índios e manifestações populares contrárias a Coroa Portuguesa e a nobreza. E, de se certa forma, é isso que acontece ainda hoje nas periferias das cidades e nas manifestações populares reivindicatórias.

E é difícil mudar essa tradição porque o próprio efetivo é selecionado entre uma gama de pessoas que cresceram vendo a violência de perto e quando chegam a polícia, reproduzem o que passaram. Para esse cenário mudar, é necessário mudança no processo de seleção, qualificar a corporação, criar uma cultura de cidadania e de respeito ao Estado de Direito, salários mais dignos e ter mais preparo científico.

E para isso, precisamos de governantes honestos que sejam capazes de não usar eleitoralmente a polícia e dar um outro sentido à política de segurança pública, além de respeitar os valores democráticos.

*Sociólogo e Advogado